Qual é a do Rock hoje em dia?

15 10 2009

Tava aqui sentado no meu sofá, cuidando da minha própria vida, vendo um pouco de TV.De repente me deparo com um documentário sobre os Jonas Brothers (Behind the Music ou Born to Be, sei lá qual eu vi).Como o ócio era grande, resolvi ver até o final.Pai do céu, o que foi aquilo?Serio mesmo, o que foi aquilo?Me deparei com os três caras mais sem graça dos confins do universo!
celebrity-pictures-jonas-abstinence

Os três são aparentemente virgens, não consomem nenhum tipo de droga (nem mesmo trufa de licor), dormem antes das 10 horas da noite (mas apenas depois de fazer uma oração pra cada uma de suas milhões de fãs histéricas e chatas), ajudam velhinhas a atravessar a rua e fazem pilates regularmente.

No final do documentário, o narrador fala: Esse é o futuro do rock!Comecei a me perguntar: Que Rock?

Procurei na internet sobre a cena do que se pode chamar “rock n’ roll” de hoje em dia e fiquei mais perplexo ainda: Bandas como Cine, Mcfly e os já citados Jonas Brothers e copias baratas dessas mesmas infestam a cena!E a mídia ainda é ridiculamente babaca de falar sobre a “rebeldia” da banda cine, ou as “tatuagens contra-cultura” da Mcfly e até mesmo da “irreverência” dos Jonas Brothers no palco.Qual é?Isso Não pode ser sério.

O Rock sempre foi a contra-cultura.Ele sempre foi sinônimo de rebeldia.Sempre foi um “lugar” que servia de abrigo contra essas ideologias baratas de ascensão que vigoram na nossa sociedade consumista e fetichista de hoje em dia.Um lugar onde o jovem pode dizer sem medo, fode-se, eu não faço o que você manda, eu não quero ser o que você julga certo.Ou na vibe de Rage Against The Machine:Fuck you I won’t do what you tell me!

Tentem me entender.O Rock é muito mais que um estilo de música.Ele é uma cultura a parte, eternamente jovem, eternamente não satisfeita, eternamente rebelde.A música apenas guia essa idéia.A mídia de massa quase destruiu por completo tudo isso, fazendo do rock atual um reflexo das ideologias tão baratas já citadas anteriormente.Ainda existe uma chama meio acessa, mas aparentemente basta um pequeno sopro para que se apague eternamente.

Mas não há apenas essa parte ideológica.Um tipo de mitologia se criou em cima das aventuras dos ditos rock stars.Quem que não gosta de saber sobre as lendas doidas que se criam sobre as aventuras sexuais, as crises existências ou as atitudes imbecis que certos artistas cometem?Como Steven Tyler pegando 9 mulheres ao mesmo tempo num mesmo elevador?Como televisões voando pelas janelas de hotel?Como o Rage Against The Machine ficando nú, com a boca tampada por fita isolante, em frente a um orgão de censura americano que afirmou que o novo CD  da banda só seria lançado com uma censura prévia?Aparentemente isso não existe mais.Os “rock stars” atuais são tão bonzinhos e politicamente corretos que histórias assim não existem mais.No máximo ouviremos coisas como:”Nick Jonas se revolta contra os seus pais e vai dormir as 10:30 numa quarta feira” ou coisas como “Vocal da banda Cine, a loirinha do chã, colocou um piercing na orelha esse final de semana”.Estou quase virando nigga motherfucker e partindo pro hip hop, atualmente isso anda muito mais emocionante que o rock.

O que me irrita mesmo é ver até mesmo a vertente mais pesada do rock, o heavy metal, se tornar também produto da mídia.Bandas como Limp Bizkit e Linkin Park, por exemplo.Banda de Pitboyzinho querendo pagar de mauzão.Falo mesmo.Foi nisso que o metal se transformou hoje em dia.Música pra quem gosta de fazer pose.

Fred-Durst---Limp-Bizkit-Photograph-C10041720 Chupa nem!Porque eu sou muito mau, muito mauzão!

O estranho é que esse sempre foi um estilo condenado pela mídia.Diziam que nós eramos a juventude perdida.Agora que viram que é um estilo mega cultuado, de repente andam de mãos dadas com ele.Viram que é mais uma chance de ganhar muito dinheiro.E parece que é nisso que a música virou:Um grande negócio para grandes empresas porcas capitalistas filhas de putas.Nada contra as putas, e sim contra esses seus filhos.

Claro, não quero generalizar.Há ainda bandas de rock que salvam hoje em dia (Vide White Stripes, Arctic Monkeys e até mesmo Paramore).Há também esperança no rock independente, se livraram de vez do controle de grandes gravadoras.Mas cada vez menos vejo bandas surgindo que valem a pena ser levadas em conta.

Só falo uma coisa.Se continuar do jeito que ta, o Rock vai morrer rapidinho.Se é que já não esta morto.

Vocês que se importam, vistam suas camisas pretas, peguem suas guitarras, se expressem, gravem músicas, reacendam a chama que parece não existir mais.Não deixem o Rock morrer.

PS: Para qualquer fã de Jonas Brothers que ler isso aqui: Eu não me importo com o que você pensa sobre mim e o quanto você ficou triste com o que eu escrevi.Se for comentar pra encher o saco, não esqueça de deixar o seu endereço.Para que eu cague num pacote e mande via Sedex

PS2:O danoninho ta em alta aqui em casa.Me deixa feliz demais (=

PS3:Catimoneiro gravando daqui a algumas semanas.Oh Yeah, Biatcha!

PS4:Gustavo roubou minha idéia de PS.Isso vai virar guerra bloggistica, estou pressentindo.

PS5:Comentem seus homossexuais, senão nem da vontade de escrever.

by Vinicius Leite


Ações

Information

4 responses

15 10 2009
Gustavo

Long live Rock n Roll !!!
Morte aos traidores do movimento véi !!
Povo do Telhado OWNA !!

15 10 2009
Letícia

Já sei agora q qualquer coisa q vier por sedex pra mim, eu não vou abrir…

15 10 2009
Arthur

Cotimoneira representa a chama do rock brasileiro!
Viva os projetos independentes e o sexo sem escrupulos!
Viva la revolucion! Viva Zapata!

16 10 2009
Michel

Fuck yeah, baby!
Não joguem água na chama do rock! Joguem cerveja, vodka, whisky e a sua vizinha chata que reclama da música alta!!
Long live Rock ‘n’ Roll!!

Deixe uma resposta

